jump to navigation

São João Baptista Junho 26, 2008

Posted by amanhecer in Uncategorized.
trackback

“João Baptista é o único santo, com a Virgem Maria, de quem a Liturgia celebra o nascimento para a terra. Isso deve-se certamente, à missão única, que, na História da Salvação, foi confiada a este homem, santificado, no seio de sua mãe, pela presença do Salvador, que mais tarde, dele fará um belo elogio (Lc. 7, 28).
Anel de ligação entre a Antiga e a Nova Aliança, João foi acima de tudo, o enviado de Deus, uma testemunha fiel da Luz, aquele que anunciou Cristo e o apresentou ao mundo. Profeta por excelência, a ponto de não ser senão uma «Voz» de Deus, ele é o Precursor imediato de Cristo: vai à Sua frente, apontando, com a sua palavra e com o exemplo da sua vida, as condições necessários para se conseguir a Salvação.
A Solenidade do Precursor é um convite para que conheçamos a Cristo, Sol que nos vem visitar na Eucaristia, e dêmos testemunho d’Ele, com o ardor, o desinteresse e a generosidade de João Baptista.”

“Secretariado Nacional de Liturgia: Santos” in http://www.agencia.ecclesia.pt, 2008

 

Este ano coube ao Grupo Coral Amanhecer animar a missa integrada nos festejos do nascimento de São João organizados pela Associação Cultural Desportiva de S. João da Serra. Fundado em 1951, O “S. João da Serra” desde a sua génese que fomenta actividades ainda hoje realizadas, entre elas, a conhecida cascata. De forma a angariar fundos os fundadores desta colectividade compraram um carneiro e andaram “de porta em porta” a passar rifas para a realização de um sorteio que teve lugar no dia da festa (passados mais de 50 anos, as comissões de festas continuam a reunir todos os esforços na espectativa de obterem condições que permitam a realização das festas que tanto alegram o povo). Actualmente esta colectividade promove várias actividades nomeadamente, convívios, futebol, bombos, atletismo, rusgas, rancho folclórico, entre outras.

O nosso Pároco referiu durante a homilia que todas estas actividades “mundanas” não devem estar dissociadas do caminho espiritual. De facto, se os cidadãos que frequentam esta colectividade o fazem em nome de São João, não o devem fazer de uma forma neutra, mas viver cada uma das actividades à imagem dos valores proclamados por São João Baptista. Os valores cristãos não existem para serem praticados apenas dentro das paredes das igrejas, mas no coração de todos os homens. O nosso pároco perguntava se alguém presente saberia qual a data comemorativa da morte de São João Baptista causada pela defesa destes valores. Fizemos o nosso trabalho de casa:-) A censura que João Baptista fez a Herodes pela sua conduta desonesta e imoral valeu-lhe a morte por degolação e a igreja celebra este momento no dia 29 de Agosto.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: