jump to navigation

Workshop – Canto e Voz Setembro 23, 2008

Posted by amanhecer in Uncategorized.
trackback

No próximo mês de Outubro, irá decorrer na nossa paróquia um workshop de canto e voz, orientado pela Professora Marta Santos. Este projecto tem como principal objectivo motivar os elementos dos nossos grupos corais no interesse pelo “canto e voz”, proporcionando-lhes uma formação básica nesta matéria, que lhes permita abordar o serviço litúrgico, nomeadamente o “canto litúrgico”, de outra perspectiva. Serão abordados, entre outros, os seguintes pontos:

  • O que é a VOZ?
  • Cantar e falar é igual? – Voz cantada e voz falada!
  • Importância da voz para o músico.
  • Cuidados a ter com o aparelho vocal.
  • É importante que qualquer pessoa tenha um bom aparelho vocal?
  • Experimentação de alguns exercícios de relaxamento e de aquecimento vocal.
  • Preparação de uma peça vocal simples de conjunto (2 a 3 vozes) e/ou para voz solo.

MARTA SANTOS nasceu no Porto, formou-se em canto lírico no Conservatório de Música do Porto com a professora Palmira Troufa.

Desde 1999 até 2004 fez os seus estudos superiores na Escola Das Artes da Universidade Católica do Porto com o professor António Salgado e a professora Sofia Serra. Actualmente estuda técnica vocal com Peter Harrison.

Desde 2004 lecciona Canto no Conservatório de Música de Águeda e apartir de 2008 nos Conservatórios de Vila Real e da Figueira da Foz.

 “A Disciplina de Canto leccionada pelos Conservatórios e ou Escolas de Música, serve para desenvolver a capacidade de emissão da voz de todos aqueles que se inscrevem à disciplina. O que é isso de emissão da voz? Ora emitir a voz começa para todos nós, a partir do momento em que nascemos, mas essa emissão nem sempre se faz da maneira mais correcta ou agradável, principalmente quando começamos a crescer e a desenvolver o acto de falar. Aprender a cantar ajuda-nos a usar a nossa voz de uma forma mais cuidada e sem medo do que os outros possam pensar dela. Há pessoas que falam “baixinho”, outras que falam mais “alto” e outras que falam muito “alto”; há pessoas que são roucas, que têm uma voz muito “fininha” ou muito “grossa”, sendo estas últimas duas qualidades inibidoras daqueles que as possuem, principalmente quando se aplicam respectivamente a rapazes e raparigas. A nossa voz, à medida que crescemos, desenvolve-se fruto não só de qualidades biológicas, mas também de qualidades sociais. Por isso, a Voz depende de todos os meios que a rodeiam como a família, o infantário, mais tarde a escola e assim sucessivamente. De acordo com a personalidade que vamos construindo ao longo da vida e com ela as nossas emoções, também a voz se vai construindo e tornando mais ou menos segura, dependendo da maneira como cada um encara a sua vida.

Depois de tudo isto resta-me dizer que estudar Canto significa, num primeiro grande plano aprender a cantar e, como consequência, também a falar com mais segurança. Num segundo grande plano, a continuidade do estudo da voz, e agora refiro-me ao estudo específico da Arte de Cantar, permite desenvolver qualidades artísticas e intelectuais de grande valor e únicas, pois a voz de cada um também é única. Aqueles que a estudam, se forem sempre “fiéis à Arte”, podem tornar-se pessoas de enorme valor e com contributos muito especiais ao mundo e às vidas de que se fizerem rodear.”

Marta Santos, Professora de Canto

Regulamento:

  1. O workshop destina-se primeiramente a membros dos grupos corais da Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho. 
  2. O limite de participantes é de vinte elementos por grupo, seleccionados por ordem de data de inscrição. 
  3. Todos os participantes receberão um certificado de participação, desde que assistam a pelo menos dois terços (quatro sessões) do workshop.
  4. Os participantes deverão entregar a inscrição ao representante do seu grupo coral, ou na secretaria paroquial.

Nota: O panfleto de inscrição estará disponível junto dos representantes dos vários grupos corais da paróquia.

 

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: