jump to navigation

Reiniciar… Setembro 8, 2009

Posted by amanhecer in Uncategorized.
trackback

Aproxima-se o momento em que o grupo coral Amanhecer reiniciará o desempenho do seu serviço, e este é o tempo em que olhamos para trás com o intuito de aprendermos com as nossas vivências pessoais, de grupo e ao mesmo tempo, de medirmos as nossas capacidades para dar continuidade a este projecto no futuro.

Em 2007, demos início ao projecto “Silêncio para Te ouvir”. Com ele, pretendíamos a gravação de um CD, que viria a incluir temas que foram ficando no ouvido de todos nós: Via de Amor, Em tuas mãos, Só por Ti Jesus, Silêncio para Te ouvir, Abba Pater, Espírito de Amor, Pelos Prados, Perdoa Senhor, Aromas do Amanhecer, Grão de Trigo, Abençoa Senhor. Os objectivos que almejávamos atingir foram cabalmente conseguidos e constituem para nós maior motivação e empenho naquilo que fazemos. Excepção feita à venda integral dos mil exemplares editados, algo que constitui um desafio para o qual desejamos contribuir e cuja receita contribuiria para a conclusão dos vários projectos paroquiais em curso.

DSCF0234Em 2008, realizou-se o I workshop de canto e voz e, na sequência dos resultados positivos que dele advieram, avançámos com um projecto de uma escola de música. Com o objectivo de aumentar a qualidade musical e, consequentemente, dignificar o serviço paroquial, iniciou-se no 3º período do ano lectivo 2008/2009 um “projecto piloto” constituído por 14 elementos do Grupo Coral Amanhecer. Este grupo adquiriu, semanalmente, formação no sentido de desenvolverem as suas capacidades musicais, designadamente vocais e auditivas aumentando o gosto por reportórios musicais sacro-eruditos. No passado mês de Julho, este grupo colocou o seu trabalho ao serviço da Eucaristia e ficou explícito que este projecto deve continuar*1. Para com eles, demonstramos o nosso apreço e incentivo, realçando que estes alunos evidenciaram muita vontade de aprender, disponibilizando o seu tempo ao longo de várias semanas e auto-financiando as suas aulas.

Presentemente, o nosso grupo coral atravessa uma fase que considerámos de adaptação e transição. A entrada e saída de novos elementos, colocou-nos perante uma certa instabilidade que, de certa forma, tentámos ultrapassar com a busca de novos recursos e sonoridades. Os mais atentos, a título de exemplo, terão reparado que mudámos de organista e passamos a incluir regularmente uma flautista. E é neste sentido que pretendemos continuar, por um lado, a providenciar formação e vivências enriquecedoras a todos os nossos elementos e, por outro lado, a acolher aqueles que de alguma forma nos possam ajudar no desempenho do nosso serviço. Queremos também, ultrapassar as dificuldades que possam surgir, através de uma boa organização e planeamento, de maneira a não nos propormos ao que não sejamos capazes de fazer e evitando erros que nos façam cair em desânimo.

Por último, desejamos a manutenção deste blog, que completou em Agosto dois anos de existência e, como demonstram as cerca de 15000 visualizações, continua a merecer toda a nossa dedicação, na partilha da nossa Fé em Jesus Cristo.

Até breve!

*1 A Escola de Música “Divino Salvador” tem lugar no Centro de Catequese Padre Joaquim Faria, e as aulas de canto são leccionadas pela professora Marta Santos. Estamos neste momento a organizar o arranque do próximo ano lectivo e, logo que possível, avançaremos com pormenores acerca das condições de acesso (número de vagas, horários, preçários, etc). Alguma dúvida, podem colocá-la através do endereço electrónico coro.amanhecer@gmail.com.

 Luís Pereirinha e Marco Pereira

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: